Encontro Nacional de Jovens Cursilhistas em Apucarana

De 25 a 27 de julho, aconteceu em Apucarana, na região centro-norte do Paraná, o 7º Encontro Nacional de Jovens Cursilhistas. Os quatro cantos do Brasil foram representados por jovens atuantes no Movimento de Cursilhos de Cristandade. Iniciando na noite da sexta-feira com missa, a primeira celebração do encontro foi presidida pelo bispo da Diocese de Apucarana, Dom Celso Antônio Marchiori. Da celebração e também de todo o encontro participaram também Pe. Antonio Marcos de Oliveira, assessor da juventude cursilhista em nível de Brasil, o assessor nacional do MCC, Pe. Francisco Bianchin (Pe. Xiko) e o assessor do MCC no Rio Grande do Sul, Pe. Valtuir Bolzan.

Quanto à formação, os mais de 200 jovens presentes, refletiram com Pe. Xiko sobre o tema “Jovens, sejam protagonistas, não fiquem na fila da história”, frase dita por Papa Francisco e o lema “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl 4, 4). “A maior prova da existência de Deus é o rosto dos cristãos”, dizia Pe. Xiko. O sacerdote completou sua fala dizendo que os jovens estão sedentos de uma vida de alegria e entusiasmo e cabe a nós, evangelizarmos estes jovens para uma mudança de vida. “O Cursilho muda a vida de uma pessoa e a qualifica como cristão”, completa.

O coordenador e a vice-coordenadora do Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade, João Gimenez Barciela Marques e Raimunda Nonata Crispim também marcaram presença durante todo o encontro. Barciela relatou um histórico do que acontece atualmente entre os jovens cursilhistas e o que eles esperam do MCC. “O MCC teve que se renovar porque os jovens reivindicaram algumas coisas e com isso o MCC Nacional reconheceu a necessdiade da presença do jovem dentro do Movimento.” Barciela disse ainda dentre tantas outras coisas importantes, que mais do que o futuro, os jovens são o presente da igreja e que este encontro vem de encontro ao que o Papa Francisco pede, de irmos uns ao encontro do outro. “Precisamos sempre conservar a esperança, deixar nos surpreender por Deus, e mesmo que muitas vezes o mundo vire as costas para Deus, muitos continuam ávidos por receber o anúncio do Evangelho.”

Já Pe. Marcos ressaltou que nós devemos aderir cada vez mais à proposta de Jesus Cristo, ser testemunho, devemos ter um olhar de fé sobre todas as coisas e cada vez mais conhecer o perfil dos jovens.

Além da troca de experiências entre os jovens dos mais diversos lugares do país, os participantes passaram por algumas oficinas que foram ministradas sobre os mais diversos temas, entre eles, a proposta de se realizar um resgate histórico por região do Movimento de Cursilhos de Cristandade Jovem nas mais diversas dioceses. Os meios de comunicação e a juventude, o momento atual em que o país vive através de manifestações e o jovem e sua saúde, seja física ou espiritual foram outros temas abordados. O encontro seguiu na noite de sábado com a realização de um momento mais forte de integração entre os jovens numa festa julina e com apresentações de músicas de todo o Brasil em forma de homenagear a todos. No domingo, foi realizado um momento de peregrinação, com isso, os jovens saíram da casa de formação em que estavam e se dirigiram ao Parque da Redenção, onde através de esculturas que representam a Via Sacra, os jovens refletiram sobre sua vida como cristãos. Regressando para o local do encontro, foi realizada a Missa de Envio. Neste mesmo encontro foram apresentados os novos representantes Macrorregionais do Movimento de Cursilhos, que representam os jovens nas regiões norte, sul, centro oeste, sudeste e nordeste. Sendo eles: Ana Paula Costa, Luis Gustavo Borin, Jaqueline Carrijo Ribeiro (que também assumiu a condição de representante jovem nacional), Fabio Rodrigues de Siqueira Junior e Thiago Potter.

FONTE: Daniel Werle – Representante Jovem do Grupo Executivo Regional Sul 2 Paraná I

O GED Divinopolis também esteve representado no 7º Encontro Nacional de Jovens Cursilhistas em Apucarana, com nossos irmãos Leandro Victor e Robson Aguilar, e todos os subsídeos serão disponibilizados no Encontro de Pós Cursilho que acontecerá no próximo dia 17 de agosto.